Quando se vai comprar ou decorar um apartamento, a primeira coisa que se deve pensar é a segurança. De nada adianta ter uma aquisição frágil que logo irá lhe dar problemas e gastos.
Pior ainda quando alguém sai lesionado por alguma falha de segurança do apartamento.
O primeiro detalhe é: acidentes podem ser prevenidos. No que diz respeito à segurança em apartamentos, geralmente, estes problemas possuem soluções específicas quando comparado a casas. Algumas dicas aqui também valem para os dois casos, é importante destacar.
Veja as 20 dicas de segurança para o seu apartamento
Objetos perigosos fora de alcance
- Todo e qualquer objeto que ofereça risco à criança deve ser deixado fora do seu alcance: tesouras, remédios, objetos perfurantes e que possam machucar a criança ou que ela possa engolir.
- Caso tenha crianças em casa ou animais curiosos, use protetores de tomada.
- Cuidado com incêndios: verifique como está a instalação elétrica do prédio antes de comprar, utilize produtos com a voltagem correta, não sobrecarregue tomadas, verifique fogões, aquecedores e objetos elétricos antes de sair de casa, não deixe velas acesas, entre outros.
- Para evitar quedas no banheiro, utilize tapetes com antiderrapantes e, se possível, barras e ganchos de apoio no banheiro.
- Caso tenha uma pessoa idosa ou com alguma condição especial de locomoção, evite tapetes pequenos no banheiro e em locais como corredores. É um prato cheio para escorregões.
- Garrafas e frascos com produtos de limpeza devem ser mantidos longe das crianças. Elas vêem às garrafas como um novo “suco colorido”. Manter longe dos animais também é importante.
- Evite guardar produtos de uso constante em locais de difícil acesso. Ao pegar e subir em escadas e cadeiras pode ocorrer acidentes.
- Caso tenha um pet, ensine-o a fazer suas necessidades em apenas um local e não deixe que as crianças tenham contato com o excremento nem com ele nesta situação. É bom tanto para o bichinho quanto para as crianças.
- Manter o seu pet com as vacinas, vermífugos e higiene em dia ajuda muito na limpeza geral do apartamento.
- Em caso de escadas, um corrimão e antiderrapantes são importantes. Caso ela não seja totalmente iluminada, opte por sinalizadores.
- Ter um kit de primeiros socorros sempre à mão é muito importante. Nele deve incluir: antisséptico com anestésico, curativo, gaze, micropore, luvas de borracha hospitalares, pomada cicatrizante e pomada para dor local. Caso tenha alguma alergia específica, o medicamento contra a alergia deve estar incluído no kit.
- Em todos os cômodos, deixe espaço de circulação suficiente para que não haja risco de quedas e batidas ao passar. Especialmente em crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, estes acidentes podem ser graves.
- Cuidado com os fios de eletrodomésticos espalhados pelo apartamento. Um tropeço pode ter sérias complicações.
- Veja a altura certa para objetos aéreos e onde os mesmos se encontram no apartamento. Podem ocorrer batidas graves.
- Cuidado com o ambiente onde você deixa a comida e água do seu pet. Procure um lugar limpo e arejado.
- Dizem que o mosquito da dengue não chega a prédios altos. Isto é mentira. Ele pode subir por elevadores e parte interna do prédio. E vários focos já foram encontrados em andares altos.
- Com crianças pequenas, são recomendados protetores de bicos de móveis e fechadores para portas que estão no seu alcance.
- Quando estiver cozinhando, ou lidando com algo muito quente. Não deixe a criança ou o pet muito próximo de você ou no caminho entre o local e uma mesa ou bancada. Podem ocorrer sérios acidentes.
- Não é porque você está em um apartamento que ele é impenetrável. Trancar as portas como medida de segurança é quase tão importante quanto em uma casa.
- Para sacadas e janelas, é recomendada a colocação de uma rede ou grade para garantir a total segurança. Em locais com crianças e pets, isto é quase obrigatório.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Toma mais alguma medida no seu apartamento? Deixe seu comentário.