As portas devem ser escolhidas de maneira criteriosa, a fim de não comprometer a decoração do imóvel e agregar ao espaço. Afinal, elas são capazes de contribuir para embelezar e modernizar qualquer projeto, ainda mais se forem feitas do material mais versátil e atemporal de todos: O vidro! Acompanhe e descubra qual porta de vidro é ideal para a sua casa.
Mapa de conteúdo
A porta de vidro não precisa necessariamente ser transparente, ela também pode ser encontrada nas cores: verde, fumê, e até mesmo colorida. Tudo de acordo com a sua preferência.
Dependendo da sua criatividade, a porta de vidro pode vir a ser uma peça de destaque na decoração de qualquer cômodo. Os do tipo personalizados são uma ótima pedida, por exemplo, pois permitem deixar o ambiente com a sua cara. E ainda promovem um ar mais jovial.
Já para aqueles que optarem pelo vidro incolor, a garantia é que a neutralidade das portas de vidro torne mais fácil pensar em combinações de mobília e revestimentos diferentes, sem sobrecarregar o ambiente. A partir daí, é só soltar sua imaginação!
Optar por portas de vidro é um bom começo aos que desejam aderir a uma arquitetura com um toque clássico. Afinal, o charme está sempre nos detalhes.
Quando bem localizado, o vidro auxilia no aproveitamento da luz natural para o interior da casa. Ajudando a manter seu espaço bem iluminado ao longo do dia, ao mesmo tempo em que promove sensação de paz e plenitude.
Em alguns casos em que a intenção é utilizar o vidro de forma mais delimitadora, sem se preocupar tanto com a luminosidade do ambiente, é possível aderir a películas ou técnicas de jateamento que deixam o material mais fosco. Isso faz com que a porta não atrapalhe sua decoração, sem deixar de dar um toque clean ao lugar.
Um clássico, também é o vidro pontilhado que auxilia na distorção de imagens e na difusão de luz. De visual suave e nada enjoativo, o pontilhado acaba combinando bem com os mais variados estilos de mobília.
Dentre as vantagens desse material, está a facilidade de limpeza. Basta um pano com sabão e água que em minutos a sua porta de vidro estará limpa novamente. O segredo é lembrar-se de sempre secar após a limpeza.
Deixar secar naturalmente, deixará pequenas manchas das gotas de água no vidro. Isso obriga a pessoa a passar novamente um pano para tirar essas marcas. Além de valorizar a estética do seu imóvel, o vidro costuma ser resistente.
Acompanhe algumas dicas para valorizar seus espaços.
Mais amplitude
Em caso de divisórias internas o indicado são vidros com 8mm de espessura, o que o torna um pouco mais resistente que a estrutura de janelas que estamos acostumados. Pode ser uma ótima opção para trazer mais luminosidade e amplitude ao seu espaço.
Função termo acústica
As portas de vidro nos últimos anos, ainda ganharam função termo acústica. Você pode adquirir uma porta de vidro para sua sala, sem se preocupar com os ruídos de televisão nos demais cômodos;
Divisória para lavanderia e cozinha
Em apartamentos a presença do vidro na divisória da cozinha para a lavanderia é uma perfeita alternativa. Esse fechamento isola o cheiro da comida que muitas vezes passa para as roupas que estão estendidas no varal. Outra opção é instalar uma porta com o vidro jateado (como na imagem abaixo) ou em uma cor diferente, mais escuro. Assim, continuam permitindo a passagem de luz entre os ambientes e também escondem os varais de roupas.
Para ter mais privacidade
A Porta Jateada, vidro translucido e levemente áspero, é a melhor opção para quem busca uma solução para áreas mais privativas, como escritórios e até mesmo banheiros.
A desvantagem desse material é que com o passar do tempo ele pode acumular sujeiras, como marcas de impressões digitais, e por se tratar de um material mais áspero, será de difícil limpeza, caso impregnem.
No entanto, já existem substituições para a técnica tradicional de jateamento, uma delas são os adesivos que imitam muito bem o efeito fosco do processo.
Mesmo que o vidro seja escolhido a dedo, de nada adianta se os demais acabamentos forem de má qualidade. Conheça um pouco mais sobre os materiais mais utilizados.
Madeira: Por ser um pouco mais delicado, os acabamentos neste material são indicados para ambiente internos. Para que assim não sofram danos causados pela exposição ao sol ou chuva. Sua aparência natural deixará o ambiente com uma atmosfera mais rústica e em alguns casos adicionará sobriedade;
Alumínio: Material leve e com preço convidativo, mas vale lembrar que para moradores de regiões litorâneas ou de alto teor de umidade, o cuidado com a peça deverá ser redobrado para manter suas características;
Aço inox: As opções de acabamentos em aço inox costumam deixar a casa com um toque moderno e elegante, pois esse material possui um brilho único. É muito comum notar a sua presença em construções atuais, principalmente em áreas externas, onde há ação contínua de efeitos do tempo.
Com uma variedade de modelos de portas de vidro, as mesmas devem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível no cômodo e a estética do ambiente. Por isso, separamos os mais utilizados no momento. Veja abaixo!
Portas de vidro de correr
As portes de correr de vidro delimitam o ambiente de forma útil, discreta e ao mesmo tempo, elegante. Permitindo inclusive a passagem de luz, em maior ou menor intensidade. Geram economia de espaço, versatilidade e ganho de estilo e estética ao ambiente.
Portas de vidro de abrir e fechar
Seguindo a mesma linha da porta de correr, mas necessitando um pouco mais de espaço para a abertura da mesma, também contamos com a opção de incluir uma porta de abrir em vidro para delimitar o espaço.
Se o imóvel já contar com o modelo de portas tradicionais, podemos optar por realizar a troca pelo modelo de vidro, que certamente é uma alternativa inteligente de continuar a delimitar o espaço, mas de uma maneira muito mais moderna e sofisticada.
Aproveite e faça um orçamento conosco!
Leave a Comment