O vidro, sem dúvida, apresenta a capacidade de dar um toque a mais na decoração do seu lar. Mas, para isso, o morador precisa saber como e onde integrar este elemento para explorar ao máximo o seu potencial na decoração, sem comprometer a privacidade em determinados cômodos da sua residência. No caso da porta de vidro, dicas e cuidados precisam ser seguidos.
Portanto, para ajudar você a decorar sua casa com porta de vidro e deixar o ambiente mais harmônico e bonito, elaboramos algumas dicas e cuidados que você deve tomar para manter o seu lar sempre com uma decoração impecável.
Mapa de conteúdo
Porta de vidro: dicas e cuidados
A porta de vidro é super versátil e pode ser usada em várias áreas da sua casa, como nas salas, que são integradas a varandas, churrasqueiras, lavanderias, sacadas e até mesmo na sala de jantar para o living.
Se a sua vontade é de aproveitar mais a luminosidade em cômodos como a lavanderia, cozinha, varandas e closets, recomenda-se o uso de portas de vidro translúcidas ou transparentes.
As portas de vidro são boas aliadas para disfarçar a bagunça da área de serviço sem deixar que cômodos próximos como a cozinha, por exemplo, fiquem na mais plena escuridão. Além disso, esse item também pode ser uma ótima escolha para separar cômodos integrados como a cozinha e a lavanderia, por exemplo.
Contudo, se o seu objetivo é garantir uma boa acústica para determinadas áreas como escritórios ou salas comerciais, o mais indicado é que utilize portas com vidro duplo, uma vez que elas desempenham muito bem essa função. Se você for criativo, essas portas podem melhorar e muito a harmonia do ambiente.
Aliás, as portas de vidro adesivas são ótimas opções para usar na decoração da sua casa. Isso porque esse tipo de porta combina muito bem com o estilo de decoração do cômodo no qual ela é instalada sem causar muitos excessos.
Na verdade, as portas de vidro personalizadas são ideais para quem deseja fugir um pouco da transparência dos vidros. No entanto, para manter uma porta de vidro compondo a decoração da sua casa, é muito importante que você tome alguns cuidados básicos para conservá-las por mais tempo.
Onde não usar porta de vidro?
Os únicos lugares no qual a porta de vidro não deve ser usada é o banheiro ou em outras áreas íntimas como o quarto, por exemplo, devido à acústica e privacidade que deve haver nesses cômodos.
Se você é uma pessoa que pensa na sua privacidade em alguns cômodos da casa, a porta de vidro pode causar um certo desconforto. Entretanto, é possível buscar por modelos mais escuros ou até mesmo desenhados para reduzir esse tipo de problema.
Porta de vidro: quais são os tipos?
Quando pensamos em porta de vidro, é preciso conhecer quais são os seus tipos e se são muito utilizados. Entre os principais estão:
- Float;
- Laminado;
- Temperado.
1. Vidro float
A principal característica do “vidro float” é que o seu processo de produção ocorre através de uma flutuação do vidro em estanho. Essa técnica permite que sua camada saia lisa, transparente e com alta longevidade. No entanto, é uma peça mais frágil.
2. Vidro laminado
O “vidro laminado” é bastante conhecido por se dividir em pequenos pedaços quando é quebrado. Por que isso acontece? Isso ocorre pois a sua camada é formada por mais de uma camada de vidro com resina e PVB.
3. Vidro laminado
Por último, o “vidro temperado”, considerado o mais resistente e recomendado para todas as portas de vidro. O seu processo de produção é feito por meio de uma vidraça aquecida e fria, proporcionando a qualidade dele até cinco vezes mais duradouro.
Que cuidados tomar com as portas de vidro?
Se você não deseja que a sua porta fique manchada ou riscada com o tempo, é bom que siga essas três dicas básicas:
- Utilize o pano e os produtos de limpeza certos
Geralmente os produtos mais utilizados para limpar vidros são os limpa-vidros encontrados em supermercados. Esses produtos são bons para limpar as portas de vidro.
No entanto, se você colocar uma porta dessas na cozinha, por exemplo, onde há o risco de haver contato com gordura, o mais indicado é que utilize desengordurantes neutros antes de passar o limpa-vidros.
- Use os materiais certos para limpar os vidros
Usar os materiais certos para limpar os vidros faz toda a diferença na conservação das portas de vidro. Por isso faça a limpeza deste item com panos de algodão, de preferência que não soltem fiapos ou esponjas macias.
- Limpe e seque direitinho
Manter o vidro molhado por um certo tempo acaba deixando a superfície manchada e com um aspecto sujo. Portanto, sempre que for limpar a porta de vidro, procure fazer a secagem por completo.
Faça a limpeza das portas de vidro da sua casa pelo menos umas duas vezes por semana, para conservá-las bonitas por muito mais tempo.
Essas foram as principais dicas de decoração e cuidados para você usar a porta de vidro na ornamentação da sua casa. Agora é só adotar todas essas informações e passar a desfrutar de todos os benefícios que as portas de vidro tem para lhe oferecer, inclusive na decoração do seu ambiente.
Vamos te ajudar a encontrar a melhor porta de vidro para compor a sua residência. Entre em nosso site e fale conosco!