Que o envidraçamento de sacada é uma forte tendência hoje em dia, isso ninguém pode negar.
Agora o que pouca gente sabe é que existe uma forma adequada para colocar vidros na sacada, onde é necessário levar em conta diversos critérios de qualidade, segurança e acabamento.
Mesmo com esse controle de qualidade profundo, muitas pessoas ainda não ficam seguras com o serviço realizado. Se você quer saber mais sobre os riscos do envidraçamento de sacada e como evitá-los, continue a leitura!
Mapa de conteúdo
O envidraçamento proporciona privacidade, tranquilidade e segurança!
As pessoas que adquirem um imóvel com varanda, acabam optando por fechar a sacada instalando lâminas de vidro.
Isso porque o envidraçamento de sacada proporciona uma privacidade a mais para as pessoas que frequentam esse espaço. Seja reduzindo o barulho que vem de fora ou mesmo evitando a exposição excessiva ao sol dos moradores do imóvel.
Mas para desfrutar de todos esses benefícios com tranquilidade e segurança, é preciso evitar os riscos que a colocação de vidros na sacada pode causar.
Como Evitar os Riscos do Envidraçamento de Sacada
Toda profissão possui riscos, e o envidraçamento de varanda não é diferente. É preciso se certificar de que uma empresa especializada nesse serviço fará a instalação na sua casa ou prédio, e que siga todas as normas técnicas necessárias.
Certifique-se de que a estrutura predial é adequada
Além de possuir muitos benefícios, você deve consultar a estrutura de seu prédio para certificar de que a estrutura do seu prédio é adequada para receber esse tipo de serviço.
Se todos os moradores do prédio resolverem, assim como você, colocar lâminas de vidro nas sacadas, o peso pode acabar extrapolando o limite suportado pela estrutura predial. Dessa forma o risco de acidentes ou mesmo danos ao condomínio pode ser grande.
Portanto, nada de sair fazendo o envidraçamento de sacada sem antes consultar o profissional responsável pela obra, nesse caso o engenheiro, para garantir que o seu prédio tem o suporte necessário para aguentar as sacadas de vidro em!
Consulte o regulamento do seu condomínio
Se você não deseja ter dor de cabeça no futuro por ter fechado a sua sacada com vidro, o ideal é que consulte o regulamento do seu condomínio. Muitos deles não permitem esse fechamento.
Além disso, você deve falar com a administradora do local para saber mais detalhes sobre qual o tipo e a cor da varanda são autorizadas para uso nesse caso. Além do ambiente ficar agradável, é preciso levar em conta a segurança de todos que vivem no condomínio.
As áreas comuns, como varandas, podem ser individuais, mas toda edificação possui um limite de peso estipulado ainda no projeto arquitetônico. Tome cuidado para ultrapassar esse limite.
Providencie a autorização da prefeitura da sua cidade
Como a metragem das varandas e jardins não são cobrados no IPTU, fechá-las sem uma autorização previa da prefeitura da sua localidade pode ser considerado uma infração.
Por isso procure antes solicitar a autorização expedida pela prefeitura da sua cidade para evitar ser multado.
Também é extremamente importante que você procure uma empresa qualificada e de referência no mercado para fazer esse tipo de serviço para garantir que a sua solicitação seja atendida conforme o esperado.
Definitivamente ter uma sacada com vidro é um dos grandes desejos de vários proprietários de apartamento.
Mas para garantir um serviço de qualidade que não afete a sua tranquilidade e segurança, recomendo que siga todas as orientações dadas nesse artigo.
Assim, você consegue ter a varanda dos seus sonhos sem arriscar a vida de ninguém nesse processo.
O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!
Nós, da Construção em Vidros, somos especialistas em envidraçamento de sacada e estamos prontos para te atender. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Se gostou desse artigo sobre envidraçamento de sacada deixe sua opinião abaixo e compartilhe. Siga a Construção em Viidros também no Facebook.